Gelatinosos no concelho: #vianadocastelo
Hoje divulgamos informação sobre as ocorrências de gelatinosos no concelho de Viana do Castelo, local do nosso Encontro Anual deste ano! As espécies mais avistadas têm sido a veleiro, a caravela-portuguesa e a medusa-tambor, respetivamente.
A praia Norte, a praia da Amorosa e a praia de Carreço são os locais do concelho de Viana do Castelo de onde recebemos mais avistamentos, numa base de dados que apresenta registos desde 2017!
A contínua recolha de dados permitirá ter uma escala temporal alargada dos padrões de ocorrência e distribuição d
Sabia que os tentáculos e as gónadas da #medusadoTejo (Catostylus tagi) são as características mais importante usadas na sua identificação?
Na verdade, não são tentáculos verdadeiros, mas sim 8 braços orais espessos e ramificados, com forma de "cacho de uva", na região bucal. É aqui que se localizam as células urticantes.
As gónadas, que produzem as células reprodutoras, são frequentemente visíveis através da campânula e apresentam uma forma de cruz inconfundível.
Se a viu, partilhe connosco! Ajude-nos a monitorizar as populações de gelatinosos, enviando-nos os seus avis
Partilhamos as ocorrências de #OrganismosGelatinosos, avistados ao longo da última semana em #portugal pelos #ObservadoresGelavista. Esta semana a caravela-portuguesa, espécie muito urticante, foi avistada em praticamente toda a costa oeste de Portugal, do concelho de Caminha a Odemira e, na ilha da Madeira. Para informações sobre os cuidados a ter e quais as espécies mais venenosas consulte https://gelavista.ipma.pt/cuidados/. Esteja atento e não toque nos animais. Também as viu? Viu algum outro gelatinoso? Não se esqueça de nos enviar o registo! Contribua para a grande monitorizaç